Quem somos


“Quem subirá ao monte santo do Senhor? Quem há de permanecer no seu santo lugar? Aquele que é limpo de mãos, e puro de coração, que não entrega sua alma a falsidade, nem jura dolosamente. Este obterá do Senhor a benção, e a justiça do Deus da sua salvação. Tal é geração dos que o buscam, dos que buscam a face do Deus de Jacó. Levantai ó portas as vossas cabeças, levantai ó portais eternos, para que entre o Rei da Glória.” (Salmo 24)

A dança passou por um período tímido dentro da igreja. Onde os ministros da dança eram sempre limitados, amedrontados e intimidados pelo que as pessoas iam pensar do ato de dançar dentro da igreja. Vez que isso foi (e ainda é) julgado como algo desnecessário e vulgar em alguns ministérios primitivos. E apesar disso, Deus tem quebrado os cadeados que prendiam esses adoradores, e cada vez mais, nota-se um crescimento de ministérios e grupos de danças dentro das igrejas do mundo. Isso é gloriosamente fantástico! Creio que a dança é um dos maiores sacrifícios em adoração que pode-se dar. Até por que, é o teu corpo sendo completamente entregue as mãos de Deus.

Sabemos que a dança é composta por um conjunto de passos e compassos que seguem o ritmo da música, onde um grupo faz sua performance seguindo o que é proposto pela canção. Isso, chama-se coreografia. Geralmente meninas, vestidas, maquiadas e penteadas iguais, entregam a Deus a dança em forma de Adoração.

Eu já fui de um ministério de dança onde era exatamente assim. E dessa maneira, Deus fazia coisas lindas. E para cada ministério, o Espírito Santo derrama uma unção diferente, uma estratégia diferente e uma forma diferente em adoração. E creio que comigo não foi diferente. 

Mas tenho algo a contar a vocês.

Muitas vezes, não entendemos o trabalhar de Deus. Quando aquela dor vem sobre nós, e quando algo muito valioso é tirado de nós, logo colocamos a culpa em nosso inimigo. Acontece, que na vida de um adorador, o inimigo só tira com a permissão de nosso Deus. E muitas vezes, é o próprio Deus que tira algo de nós. E foi assim em minha vida.

Eu nunca fiz aulas de balé. Até meus quatorze anos, a única coisa que eu sabia fazer, era me queixar das poucas aulas de teatro que eu tinha uma vez por semana no colégio. Foi quando tive que entrar em um grupo de dança.

Veja bem: É importante ressaltar, que quando estamos distantes do Espírito Santo, TUDO que vem da parte de Deus, torna-se inútil para nós. E a dança era dessa maneira para mim, até então. Entrei no grupo de dança da igreja, por que não tinha outras pessoas para participarem. Lembro que minha primeira líder chama-se Tatiane. E me lembro também do trabalho que dei a ela, pelo fato de eu não gostar de dançar.

Mas eu precisava de algo novo. Eu precisava ser tocada.

Após uma reforma de liderança, começamos a ter ensaios mais frequentes e a dançar com mais frequência. O que aos poucos, foi me dando mais prazer em estar ali. Por que em meu pensamento adolescente, "pelo menos os exercícios físicos estão servindo para algo".

Um ponto importante: Os ensaios. Apesar da fadiga e a preguiça que toma conta da juventude, são os ensaios que dão força física e motivação para continuarmos. E os ensaios foram muito importantes para mim.

Então, após um período, peguei gosto pela dança. Acordava dança, comia dança, dormia dança. Tudo era dança. Ensaios, ensaios, ensaios. Eventos, eventos, eventos. Música, música, música. Roupas, roupas, roupas. E com muitos ensaios, naturalmente me tornei mais flexível. Fiz minha primeira abertura zero. Dias depois, subi na ponta pela primeira vez. E alguns dias depois, participei do maior evento que havia participado até então. O que aconteceu comigo? - Pois bem. Quando a palavra de Deus nos diz que nosso coração é enganoso, eu acredito fielmente. Meu coração se encheu de vaidade, se encheu do meu próprio ego. Eu comecei a dançar para mim mesma. Para superar os demais grupos que encontrávamos em eventos, até que cheguei em um ponto de querer superar os próprios integrantes do meu grupo. Já montava coreografias, já tinhas dezenas de roupas, já havia feito abertura zero, já havia dançado na ponta, já havia participado de grandes eventos, já tinha até a chave da igreja! - E assim meu coração foi se enchendo de soberba, de vaidade... E foi tanta que já não cabia mais Deus em minha vida.

Me lembro como se fosse hoje, era uma Quinta-feira. Uma dança qualquer, uma música qualquer. Meu pé esquerdo, em um passo simples, teve um choque forte que me deixou sem dançar por meses. 

Nesse período: Só observava. Não conseguia mais dançar. Chegava na igreja como se nada estivesse acontecendo. Não dançava. Chegava em casa, fazia perguntas a Deus e chorava, chorava e chorava. No meu quarto, pegava minha sapatilha e tentava subir na ponta, não conseguia. Chorava, chorava e chorava. "Perdi tudo", pensava. E assim, Deus começou a trabalhar em minha vida completamente.

Aos poucos, fui voltando a dançar. Já não tinha mais a mesma flexibilidade. Por isso, aos poucos fui me tornando mais submissa, mais humilde, pois aquilo significava que eu não era superior a ninguém, pelo contrário. E acredito que neste detalhe, Deus me tratou a primeira coisa: SOBERBA. 

Meu querido, entenda que quando você não coloca seu rosto no pó por amor, Deus cria uma situação para que isso aconteça. Não por que Ele é vingativo, ou por que quer o seu mal. Mas Deus cria situações para que você seja e esteja exatamente onde deve estar: No centro da vontade de Deus.

Foi assim naquele período.
Mas não foi ai que parou o trabalhar de Deus em minha vida. Havia muito mais para acontecer.

Após uma recuperação forte, eu pensei que estava preparada para o que "desse e viesse". Isso, por que eu não imaginava o que estava por vir. 

Em 2009, aconteceu em minha vida, aquela coisa que a gente acha que nunca iremos passar, sabe? Aconteceu comigo. Eu posso dizer que Deus me colocou com a boca no pó. Me quebrou toda e me fez de novo.

Aconteceu em minha família, um problema que tem acontecido em muitas famílias do mundo. Mas conosco, foi mais difícil, pois envolvia um ministério. E muitas, muitas perdas. Dentre elas; amigos, familiares, parentes... Se lembram das dezenas de roupas de dança? Pois bem. Perdi todas elas. Se lembram do grupo que eu participasse? Pois bem. Já não fazia mais parte dele. Quando percebi, eu estava trancada em meu quarto no escuro, há dias e dias, sem querer sair dali para nada. Em minha casa, sobrava a falta e o silêncio. Eu saia do quarto durante a madrugada para comer algo e voltava para o quarto. Em quanto isso, ouvia minha mãe orando e orando durante a madrugada para que Deus permanecesse conosco. "Permanecesse?" eu questionava. Cheguei ao ponto de duvidar completamente da existência de Deus.

Até que Ele me visitou.
Sim. Exatamente isso que você leu. Mas não estou falando de um culto abençoadíssimo. Ou de um mover espiritual em um grande evento. Eu estou falando de uma visita, mesmo. Custo a acreditar que isso realmente aconteceu comigo. Hora em hora, pergunto a Deus se não tive alucinações. Pois bem. Vou pular essa parte, pois é longa e te conto em outra ocasião. Só sei que naquela noite, eu me debatia quanto a parede e pedia a Deus que me perdoasse e me socorresse. 

No dia seguinte, estava mais aliviada. Sai do quarto pela primeira vez, durante o dia. Minha mãe bradou de alegria, fez um café da manhã maravilhoso, e não falou nada. Durante a mesma semana, fui convidada pela líder do Ministério de dança "No Mover do Espírito" para que eu começasse a dar aulas de dança para as meninas do grupo. A forma que aconteceu, foi incrível. Eu não a conhecia. Ela também não me conhecia. Ela não sabia de nada sobre minha vida. E eu não sabia de nada sobre a vida dela. Ela apenas foi até minha casa e me fez o convite. E eu disse sim! Pois entendi que era uma nova chance que Deus estava me dando.

E depois daqueles dias, Deus me levantou, me colocou de pé. E refloresceu em mim uma nova visão sobre a dança em forma de adoração e também em forma de evangelismo. Me deu o ministério de dança profética e tem nos usado dessa maneira. E também me deu a cia, que tem por objetivo ganhar vidas para o Reino de Deus.

Na verdade, meu testemunho não acaba aqui.
Mas o resto eu te conto quando nos encontrarmos por ai!

Deus pode mudar sua vida. Busque uma dança com propósitos e experimente a dança de Deus.

Shalom Adonai!
Soli Deo Glória!

Thais Lira